A internet possibilita a coleta de informações que podem ser utilizadas para análise. Dentre as várias técnicas que existem, destaca-se a de web scraping, que possibilita a extração de dados disponíveis na internet. Serão apresentadas metodologias de coletas, apresentação de teorias de análise e exemplos de aplicação, bem como possibilidades geradas com essa nova era da informação.
Ministrante(s)Neste minicurso faremos uma reflexão sobre o conceito de simetrias em teorias físicas. Abordaremos algumas classificações de simetrias, como discretas e contínuas, espaço-temporais e internas, locais e globais, Abelianas e não Abelianas, juntamente com exemplos abundantes. Veremos, também, a importante relação entre simetrias e quantidades conservadas graças ao teorema de Noether. Estudaremos brevemente um mecanismo de quebra de simetria e algumas de suas distintas aplicações, que vão desde a supercondutividade à geração de massas em campos elementares. Em todo o minicurso a descrição matemática das simetrias via grupos, isto é, grupos finitos para simetrias discretas e grupos de Lie para simetrias contínuas, desempenhará um papel central.
Ministrante(s)A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino tem sido um tema exaustivamente discutido no âmbito dos meios educacionais. Entretanto, há aspectos dessa utilização que ainda não têm sido contemplados de uma maneira mais abrangente. É o caso da abordagem construcionista. Essa abordagem tem por finalidade proporcionar ao estudante uma experiência mais ativa frente à tecnologia. A finalidade deste minicurso é proporcionar elementos para a discussão sobre essa temática. De modo mais específico, pretende-se trabalhar com a ferramenta de programação computacional Scratch, desenvolvida pelo Scratch Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. Além disso, serão abordados alguns aspectos relacionados à utilização da robótica educacional como ferramenta de aprendizagem de conceitos matemáticos, especialmente de Geometria e Grandezas e Medidas. O Scratch permite a criação de programas computacionais na forma de roteiros (scripts), os quais definem as ações de uma “personagem” (desenho que fará as interações) num “palco” (área da tela onde a “personagem” atua). Já o dispositivo robótico proporciona a experiência física, que introduz elementos desafiadores à situação. Primeiramente, os participantes do curso tomarão um contato inicial com a ferramenta Scratch, elaborando roteiros para a execução de ações simples pela “personagem”. Posteriormente, será proposta a elaboração de alguns roteiros com o intuito de desafiar os participantes a explicitar os invariantes operatórios mobilizados na resolução das situações-problema propostas. Em seguida, os roteiros de programação serão implementados no dispositivo robótico, no sentido de proporcionar um vislumbre da experiência física do procedimento. Como resultado, espera-se que os participantes possam refletir sobre a forma como resolvem os problemas propostos, analisando os próprios erros cometidos ao longo do processo de programação, execução, verificação dos resultados, reflexão, depuração e nova programação, repetindo-se o ciclo até que o resultado esperado seja alcançado.
Ministrante(s)O estudo dos polinômios ortogonais tem sido relacionado a diversos problemas na matemática, tais como nas equações diferenciais, frações continuas e estabilidade numérica. Neste minicurso provaremos algumas propriedades básicas de polinômios ortogonais, como a localização e o comportamento dos seus zeros. Também veremos as Fórmulas de Quadratura Gaussianas, onde os nós são os zeros de polinômios ortogonais. Devido a essa escolha dos nós a precisão da fórmula é a maior possível, resultado obtido por Gauss em 1812. Serão também apresentados alguns exemplos clássicos de polinômios ortogonais.
Ministrante(s)No Brasil, assim como em muitos outros países, tem-se constatado a sub-representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CETEM). Considerando-se que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação, este é um fenômeno preocupante para a ciência, em particular para a matemática. O objetivo desta palestra será levantar alguns pontos que têm sido discutidos sobre o assunto, visando compreender suas causas, desafios e possíveis iniciativas para reduzir este problema.
Ministrante(s)Provavelmente você já tentou ou tentará montar um cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico. Existem exatamente 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes possíveis para um cubo mágico e encontrar uma combinação específica desperta a curiosidade de muitas pessoas. No minicurso serão desenvolvidas noções de resolução do cubo no intuito que os participantes observem algumas propriedades do cubo de Rubik, permitindo que seja possível a compreensão do cálculo do número de combinações do cubo de Rubik utilizando noções intuitivas da Análise Combinatória.
Ministrante(s)Podemos perceber a geometria em movimento em diversas situações cotidianas, como nas hastes de ventiladores, automóveis, bicicletas, roda gigante entre outras. Modelar “geometria em movimento” é uma maneira de estudar geometria, pois ajuda a desenvolver os conceitos e relações geométricas nelas presentes. O objetivo deste minicurso é construir objetos em movimento com o uso da geometria dinâmica presente no software GeoGebra.
Ministrante(s)Nessa palestra apresento minha perspectiva pessoal de resolução de problemas utilizando Matemática e Tecnologia. Abordo problemas de aritmética, álgebra e geometria, explorando algumas formas de resolução a partir do que é proposto em seus enunciados. Além disso, proponho investigações suscitadas pela leitura dos enunciados que vão além de suas proposições iniciais, ou seja, proponho uma forma de utilização de alguns softwares para desdobramento de problemas em outros mais complexos e generalizadores em um trabalho que se assemelha ao que é realizado com a metodologia de investigação matemática.
Ministrante(s)