Eixos Temáticos

Published em 02/07/2021 - 17:07

EIXO

EMENTA/DESCRIÇÃO

Alfabetização e Letramento

Este eixo temático compreende trabalho que busquem a compreensão e valorização da cultura escrita (letramento); apropriação do sistema de escrita (alfabetização); leitura e interpretação de textos; produção de textos escritos; desenvolvimento da fluência em oralidade. 

Educação, Gênero e Relações Etnico Raciais

As discussões neste eixo de diversidade e suas expressões converge para as relações étnico-raciais, em especial as proposições dirigidas para o estabelecimento de igualdade étnico-racial e a busca para equalizar os resultados educacionais dos grupos de raça/cor brancos(as) e negros(as)

Formação de Professores

O eixo contempla discussões a respeito da formação inicial e continuada de professores, as relações entre teoria e prática, as concepções de formação, inicial e continuada, e programas de formação continuada implementados no Brasil.

História da Educação

O eixo objetiva criar um espaço de discussão para questões referentes à História da Educação brasileira e de outros países. Privilegia trabalhos que procedam de pesquisas referentes aos seguintes temas:   História e Políticas e da Educação na formação de professores; Intelectuais e ideário pedagógico; Movimentos sociais e História da Educação; Impressos pedagógicos e imprensa periódica educacional; Fontes, Arquivos e patrimônios escolares; na História da Educação; Instituições e práticas educativas; Histórias de vida de professores.

Educação Inclusiva

O eixo contempla estudos acerca dos princípios da Educação Inclusiva no contexto da Educação, abordagens que discutam as Políticas contemporâneas e as proposições internacionais, escola e práticas organizativas, educacionais e curriculares numa perspectiva inclusiva.

Políticas Educacionais

O eixo objetiva criar um espaço de discussão, socialização e aprofundamento acerca de temáticas relacionadas às políticas educacionais brasileiras e internacionais; assim como, compreender a produção de políticas públicas para a Educação, tanto aquelas que provem do Estado quanto dos organismos internacionais e países hegemônicos.

Privilegia trabalhos que procedem de pesquisas referentes aos seguintes temas: políticas para a educação, organização dos sistemas educacionais, legislação educacional, cenários das políticas educacionais, determinações históricas e econômicas na constituição das políticas educacionais, a atuação do Estado, da sociedade civil e dos Organismos internacionais nas reformas educativas e suas diversas configurações.

Grupos Populares e Comunitários

Este eixo agrega pessoas interessadas em educação, sejam elas intelectuais orgânicos ligados à universidade, às escolas, aos grupos populares e comunitários (artistas, músicos, líderes comunitários, etc), possam discutir as suas experiências e produzir conhecimentos. 

Gestão Educacional

O eixo objetiva criar um espaço de discussão, socialização e aprofundamento de temáticas relacionadas à gestão educacional, suas concepções, princípios e suas interfaces com as políticas educacionais. Privilegia trabalhos que procedem de pesquisas referentes aos seguintes temas: gestão educacional/escolar, estrutura e organização da gestão educacional e/ou escolar, cultura da organização escolar e não escolar, financiamento da educação, gestão escolar na perspectiva da gestão democrática e seus desdobramentos políticos.

Práticas Docentes

Este eixo temático tem como objetivo congregar investigações acerca das práticas docentes para os diversos níveis da Educação que partam da indissociabilidade entre teoria e prática. Também considera investigações acerca dos aspectos históricos, filosóficos, políticos, sociais e culturais que envolvem o trabalho docente. Abre espaço para o debate nas diferentes áreas do conhecimento sobre as teorias e os processos de ensino e aprendizagem, de avaliação, bem como sobre metodologias e o uso de tecnologias educacionais. Acolhe relatos de pesquisas das práticas docentes desenvolvidas durante este momento de distanciamento social em virtude da pandemia mundial de Covid-19.