Cronograma

06/11/2019

19:00
às
21:00

Conferência de abertura

Prof. Dr. Igor Robaina

Auditório do Observatório

07/11/2019

08:00
às
10:00

Mini-Curso e Trabalho de Campo: “Perspectivas e Interpretações da Paisagem Geográfica”

Ministrante(s)
Prof. Ricardo Letenski Acadêmico Miguel Paes Crispim
Sala 46B(Bloco de Salas)
08:00
às
12:00

Mini-Curso: “Potencial Construtivo, Impacto de Vizinhança e Especulação Imobiliária: entendendo os Parâmetros Urbanísticos das diferentes Zonas Urbanas”

Objetivos: • Objetivo Geral: Capacitar os participantes a analisar os significados e impactos dos parâmetros urbanísticos de diferentes zonas urbanas de Ponta Grossa. • Objetivos específicos: Identificar os diferentes parâmetros urbanísticos que compõem as zonas urbanas e seus significados; compreender a relação entre o porte das edificações, os impactos gerados na vizinhança e as redes de infraestrutura; discutir acerca da especulação imobiliária relacionada ao aproveitamento de potenciais. Justificativa: Os parâmetros construtivos das Zonas Urbanas definidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano são ferramentas básicas para profissionais que trabalham com urbanismo e planejamento urbano. É comum que o conhecimento desses parâmetros e dos impactos dos mesmos sejam dominados por profissionais do mercado imobiliário e da construção civil, mas que tal conhecimento seja parcial ou completamente ignorados por planejadores e teóricos do urbanismo. Neste mini-curso, pretende-se discorrer acerca do funcionamento desses parâmetros e coeficientes, elucidar de que a forma alteração dos mesmos de pontuar impacto positivo ou negativo em ampla escala, como nos impactos gerados ou na atratividade para a especulação imobiliária de determinadas áreas. Métodos Operacionais: Serão realizadas etapa expositiva, com a apresentação de conceitos e discussão de estudos de caso pela ministrante. Posteriormente, será realizada etapa prática, com resolução, pelos acadêmicos, da análise e cálculo de potencial construtivo de terrenos urbanos em diferentes zonas de Ponta Grossa. Finalmente, será realizada discussão acerca dos resultados encontrados.

Ministrante(s)
Profª. Drª. Nisiane Madalozzo
Sala 51
08:00
às
12:00

Mini-curso: "Gestão Ambiental Pública Municipal"

Compreender as questões fundamentais na busca de um desenvolvimento que associe as ações de gestão pública com a promoção de um espaço de relações sustentáveis nas diferentes esferas administrativas. Para tanto, as discussões e indicações fornecidas no mini-curso visam apresentar algumas práticas já existentes e fornecer leituras relevantes na busca das respostas necessárias para o exercício cotidiano de gestão ambiental pública na esfera municipal.

Ministrante(s)
Prof. Dr. Nilton Adão
Sala 49 (Bloco de Salas)
08:00
às
10:00

Mini-Curso: "Segregação urbana, direito à cidade e as relações com identidades gênero e sexualidades”

Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com a o tema da segregação urbana e do direito à cidade que atinge algumas parcelas da sociedade, como a população feminina e a comunidade LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti e transgêneros, Queers, Intersexuais e outros) e, que ganha um contorno diferenciado fruto de uma realidade específica. As políticas públicas sociais acabam por (re)produzir estruturas patriarcais e capitalistas que condicionam essas parcelas sociais a um papel de subserviência social e econômica. A oficina tem o objetivo de explorar a relação entre as políticas públicas habitacionais, como o programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos de perpetuação da segregação urbana, aprofundando-se no universo daqueles(as) que são segregados e na relação destes(as) com a cidade. Igualmente, pensar-se-á o direito à cidade e como essas pessoas acessam o espaço urbano, permanecem ou não nele e vivenciam-no.

Ministrante(s)
Mariana Barbosa de Souza
Sala 48 (Bloco de salas)
14:00
às
16:00

Mini-curso: "Elaboração e manuseio de grafos para a análise geográfica"

A proposta metodológica de Silva e Silva (2016) apresenta uma alternativa consistente e versátil de manejo de conjuntos de dados qualitativos e quantitativos. A partir da combinação de processos de ferramentas informacionais, de licença gratuita, é possível a demonstração da centralidade de sentidos e a percepção de tendências em grandes volumes de documentos. No caso da análise geográfica, especificamente, viabiliza interpretações sincrônicas de espacialidades discursivas e das mais diversas interações entre objetos nas tramas locacionais reportadas. Elaboração de grafos. NECESSÁRIO NOTEBOOKS DOS PARTICIPANTES.

Ministrante(s)
Prof. Me. Vagner André Morais Pinto
Laboratório de informatica. Bloco L
14:00
às
16:00

Oficina de Réplicas dos fósseis do Paraná

Tem como objetivo compreender o processo de produção de replicas de fósseis a partir do patrimônio paleontológico do Paraná. Réplicas de fósseis são como cópias xerocadas de livros. Elas são capazes de transmitir o mesmo conteúdo incluído em um fóssil original, estando revestidas da mesma importância e fascinação.

Ministrante(s)
Christopher Vinícius Santos
Laboratório de geologia
14:00
às
22:00

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Ministrante(s)
Profª. Drª. CARLA SILVIA PIMENTEL
HALLS DE ENTRADA DA CENTRAL DE SALAS
14:00
às
16:00

Oficina: "Corporalidade: Não basta falar sobre o corpo é preciso falar com o corpo”.

Quando vemos o movimento de um corpo humano não observamos apenas a série de movimento mecânicos, mas sim um propósito humano nos movimentos da pessoa. Mas não apenas o movimento da circulação sanguínea, das excreções, dos pensamentos, mas também do movimento que a percepção produz em nós, o movimento da entrada, reestruturação e saída de informações do nosso corpo, do movimento da memória, da força da gravidade e daquilo que nos afeta e nos compõe.

Ministrante(s)
Bruna da Silva Sassi
Laboratório de cartografia. Bloco L
14:00

MOSTRA DO PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade, através do aluno inserido na escola e participando das atividades da mesma.

Ministrante(s)
ANA CLAUDIA DE BARROS ALISSON SOUZA CELBO ANTONIO FONSECA ROSAS
HALLS DE ENTRADA DA CENTRAL DE SALAS
14:00
às
16:00

Oficina: “Tratamento e espacialização de microdados”

A oficina será realizada com a construção de um exemplo prático para obtenção de informações, a partir dos microdados de pesquisas do IBGE, utilizando as ferramentas Qgis e OpenRefine. USO DE NOTEBOOKS DOS ALUNOS.

Ministrante(s)
Henry Mazer
Sala 47 (Bloco de Salas)
14:00
às
16:00

Oficina: "Geografia musical: sons e frequencias para corpo e mente"

A oficina consistirá numa dinâmica de imersão criativa e sensorial, buscando através da musicalidade e suas frequências vibratórias, oferecer uma experiência singular de conexão com a essência da natureza. Trata-se de uma prática terapêutica que visa restaurar o equilíbrio físico, energético e emocional através de sons que despertam as mais diversas sensações relacionadas aos elementos naturais e geográficos.

Ministrante(s)
Profª. Drª. Ana Paula Alves
Sala 1 -CETEP
19:00
às
21:00

Palestra: "A produção audiovisual no ensino de Geografia"

Integrantes do canal do youtube " Terra Negra".

Ministrante(s)
João Marcelo Madureira Percy Fernandes Vieira
Auditório do Observatório Astronômico

08/11/2019

19:00
às
21:00

Mesa Redonda: “Dialogo interdisciplinar entre política e educação”

Ministrante(s)
Mesa Redonda com os seguintes debatedores: Prof. Dr. Edson Armando da Silva: Prof. Dr. Gilson Burigo: Profa. Dra. Janeth Nunes Stefaniak Mediadora: Beatriz Quast
Auditório do Observatório