Prof. Dr. Igor Robaina
Objetivos: • Objetivo Geral: Capacitar os participantes a analisar os significados e impactos dos parâmetros urbanísticos de diferentes zonas urbanas de Ponta Grossa. • Objetivos específicos: Identificar os diferentes parâmetros urbanísticos que compõem as zonas urbanas e seus significados; compreender a relação entre o porte das edificações, os impactos gerados na vizinhança e as redes de infraestrutura; discutir acerca da especulação imobiliária relacionada ao aproveitamento de potenciais. Justificativa: Os parâmetros construtivos das Zonas Urbanas definidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano são ferramentas básicas para profissionais que trabalham com urbanismo e planejamento urbano. É comum que o conhecimento desses parâmetros e dos impactos dos mesmos sejam dominados por profissionais do mercado imobiliário e da construção civil, mas que tal conhecimento seja parcial ou completamente ignorados por planejadores e teóricos do urbanismo. Neste mini-curso, pretende-se discorrer acerca do funcionamento desses parâmetros e coeficientes, elucidar de que a forma alteração dos mesmos de pontuar impacto positivo ou negativo em ampla escala, como nos impactos gerados ou na atratividade para a especulação imobiliária de determinadas áreas. Métodos Operacionais: Serão realizadas etapa expositiva, com a apresentação de conceitos e discussão de estudos de caso pela ministrante. Posteriormente, será realizada etapa prática, com resolução, pelos acadêmicos, da análise e cálculo de potencial construtivo de terrenos urbanos em diferentes zonas de Ponta Grossa. Finalmente, será realizada discussão acerca dos resultados encontrados.
Minister(s)Compreender as questões fundamentais na busca de um desenvolvimento que associe as ações de gestão pública com a promoção de um espaço de relações sustentáveis nas diferentes esferas administrativas. Para tanto, as discussões e indicações fornecidas no mini-curso visam apresentar algumas práticas já existentes e fornecer leituras relevantes na busca das respostas necessárias para o exercício cotidiano de gestão ambiental pública na esfera municipal.
Minister(s)Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com a o tema da segregação urbana e do direito à cidade que atinge algumas parcelas da sociedade, como a população feminina e a comunidade LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti e transgêneros, Queers, Intersexuais e outros) e, que ganha um contorno diferenciado fruto de uma realidade específica. As políticas públicas sociais acabam por (re)produzir estruturas patriarcais e capitalistas que condicionam essas parcelas sociais a um papel de subserviência social e econômica. A oficina tem o objetivo de explorar a relação entre as políticas públicas habitacionais, como o programa Minha Casa Minha Vida e seus efeitos de perpetuação da segregação urbana, aprofundando-se no universo daqueles(as) que são segregados e na relação destes(as) com a cidade. Igualmente, pensar-se-á o direito à cidade e como essas pessoas acessam o espaço urbano, permanecem ou não nele e vivenciam-no.
Minister(s)A proposta metodológica de Silva e Silva (2016) apresenta uma alternativa consistente e versátil de manejo de conjuntos de dados qualitativos e quantitativos. A partir da combinação de processos de ferramentas informacionais, de licença gratuita, é possível a demonstração da centralidade de sentidos e a percepção de tendências em grandes volumes de documentos. No caso da análise geográfica, especificamente, viabiliza interpretações sincrônicas de espacialidades discursivas e das mais diversas interações entre objetos nas tramas locacionais reportadas. Elaboração de grafos. NECESSÁRIO NOTEBOOKS DOS PARTICIPANTES.
Minister(s)Tem como objetivo compreender o processo de produção de replicas de fósseis a partir do patrimônio paleontológico do Paraná. Réplicas de fósseis são como cópias xerocadas de livros. Elas são capazes de transmitir o mesmo conteúdo incluído em um fóssil original, estando revestidas da mesma importância e fascinação.
Minister(s)Quando vemos o movimento de um corpo humano não observamos apenas a série de movimento mecânicos, mas sim um propósito humano nos movimentos da pessoa. Mas não apenas o movimento da circulação sanguínea, das excreções, dos pensamentos, mas também do movimento que a percepção produz em nós, o movimento da entrada, reestruturação e saída de informações do nosso corpo, do movimento da memória, da força da gravidade e daquilo que nos afeta e nos compõe.
Minister(s)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade, através do aluno inserido na escola e participando das atividades da mesma.
Minister(s)A oficina será realizada com a construção de um exemplo prático para obtenção de informações, a partir dos microdados de pesquisas do IBGE, utilizando as ferramentas Qgis e OpenRefine. USO DE NOTEBOOKS DOS ALUNOS.
Minister(s)A oficina consistirá numa dinâmica de imersão criativa e sensorial, buscando através da musicalidade e suas frequências vibratórias, oferecer uma experiência singular de conexão com a essência da natureza. Trata-se de uma prática terapêutica que visa restaurar o equilíbrio físico, energético e emocional através de sons que despertam as mais diversas sensações relacionadas aos elementos naturais e geográficos.
Minister(s)Integrantes do canal do youtube " Terra Negra".
Minister(s)