Apresentação

Published em 04/10/2020 - 13:10

XXIX ENCONTRO ANUAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA - EAIC – UEPG

 

O Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) tem por finalidade apresentar à comunidade acadêmica interna e externa à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), as atividades de pesquisa realizadas na instituição, pelos seus discentes da Iniciação Científica e Pós-Graduação. Devido à importância regional da UEPG para a geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, bem como, sua proximidade à sociedade e setor produtivo, o EAIC também oportuniza a participação de docentes e discentes de outras instituições públicas e privadas.

Nesta edição do EAIC, o evento será on-line e espera-se a participação de aproximadamente 800 inscritos e apresentação de cerca de 600 trabalhos de pesquisa. O EAIC também é um evento fundamental para manter os Programas de Iniciação Científica vinculados ao CNPq e à Fundação Araucária. O 1º Encontro Anual de Iniciação Científica – EAIC ocorreu na Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 1991, com o intuito de promover a interação entre as Universidades Estaduais do Paraná e difundir a ciência em todas as áreas do conhecimento do CNPq. Na ocasião, participaram, além da UEM, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Ao longo dos anos, o evento foi se tornando cada vez maior, devido à expansão das atividades de pesquisa nas instituições estaduais de ensino (IES) e adesão da Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE) em 1995, Universidade do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) em 2002 e da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP) em 2009. No ano de 2014, o evento realizado na UEL teve mais de 3000 participantes, o que dificultou a sua permanência no formato que vinha acontecendo. A partir de 2015, cada IES ficou responsável pela coordenação e realização do evento na sua Instituição. Nas últimas 5 edições do Encontro na UEPG foram apresentados 2.840 trabalhos entre apresentações orais e em pôsteres, exclusivamente de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior, nas diferentes áreas de conhecimento do CNPq.

 OBJETIVOS

Objetivos Gerais

Divulgar os resultados científicos de jovens pesquisadores de Iniciação Científica vinculados aos Programas de Iniciação Científica e discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa;

Proporcionar a integração dos discentes da Graduação com os da Pós-Graduação;

Discutir assuntos de relevância Nacional e Internacional para a Pesquisa Científica e para a Pós-Graduação.

Objetivos Específicos

Proporcionar condições para que os acadêmicos de Graduação, participantes do Programa de Iniciação Científica apresentem os resultados dos seus trabalhos de pesquisa à comunidade;

Organizar atividades (palestras e apresentações de trabalhos) para promoção da Pesquisa e Pós-Graduação, favorecendo a integração dos graduandos e pós-graduandos;

Discutir e propor ações que favoreçam o crescimento e a consolidação das atividades de Pesquisa e Pós-Graduação na UEPG.

 

 

XXIX EAIC e VI EAIC JR da UEPG

 

O XXIX EAIC realizar-se-á no formato on-line, nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2020, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – UEPG. Estima-se que serão apresentados, aproximadamente, 600 trabalhos de pesquisa resultantes de projetos de Iniciação Científica dos Programas de Iniciação Científica - PIBIC (CNPq – FA – UEPG), Iniciação Científica Voluntária – PROVIC (sem bolsa) e Iniciação Científica Júnior – PIBIC JR (Ensino Médio – CNPq).

Na ocasião, ocorrerá VI EAIC JR da UEPG. O Programa de Iniciação Científica Junior iniciou na UEPG em 2010, com objetivo de conceder bolsas para alunos regularmente matriculados em escolas públicas do Estado do Paraná, para o desenvolvimento de atividades vinculadas à Iniciação Científica ou Tecnológica nas Instituições de Ensino Superior do Paraná e Institutos de Pesquisa. A participação dos alunos da Iniciação Científica Júnior no EAIC possibilitará compartilhar experiências com os acadêmicos de Iniciação Científica e a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas no período de 2019/2020.

 

Sejam todos bem-vindos os participantes do XXIX EAIC e VI EAIC JR da UEPG!