Abstracts   

CIÊNCIAS HUMANAS
Title siseve.autor
AS TEMÁTICAS DE RACIALIDADE E ETNICIDADE COMO COMPOSITORAS DOS PROJETOS POLÍTICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DAS IES PÚBLICAS DO ESTADO DO PARANÁ Paulo Gabriel dos Santos Noga

ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR E O PAPEL DOS DIRETORES Yasmin Dias Vilela

Análise do uso histórico da Represa Alagados em Ponta Grossa (PR), no período de 1955 a 2000, e os possíveis efeitos ao meio ambiente Willian Mateus Lisboa

Problemas Citadinos: Aproximações discursivas entre a fotografia e a imprensa escrita em Ponta Grossa na década de 1930 Wesley Igor R G Bueno da Silva

Imprensa e Fotografia: Intelectuais e mediadores culturais em Ponta Grossa no início do século XX Vitor Bomfim Lopes

A INCLUSÃO EDUCACIONAL POR MEIO DE JOGOS DIGITAIS NA ALFABETIZAÇÃO Thais Jolondek

INTERAÇÃO, IDENTIDADE E A SUBJETIVIDADE DOS SURDOS: NO INTERIOR DE SUA COMUNIDADE Thais Fernanda Kuka

Estrutura e formação dos municípios de Jaguariaíva e Wenceslau Brás: uma relação campo - cidade Tatiane Vieira Domingues

MEMÓRIA DE PROFESSORAS SOBRE A GREVE DE 1988 E FORMAÇÃO POLÍTICA Tatiane Goncalves da Silva

O ENSINO REMOTO PODE FUTURAMENTE SUBSTITUIR AS AULAS PRESENCIAIS? UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS Talia Haas

EDUCACÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: EVASÃO ESCOLAR NESTA MODALIDADE Silneia Geronimo Borges

Os editores da Revista Clube Curitibano: Dario Persiano de Castro Vellozo , Ermelino Agostinho de Leão e Emiliano David Perneta (1890-1912) Rosilhane Aparecida Taques

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO Renata Gonçalves Vieira

História Intelectual e História Intelectual da Educação: diálogo com Pierre Bourdieu Rafaelle Ramilio Mendes

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS SOBRE SUA APRENDIZAGEM Poliana Beatriz do Nascimento Galvão

Muito além da Pátria de Chuteiras: Os discursos textuais e imagéticos do jornal O Pasquim como forma de resistência cultural (1969-1972) Pedro Luis Macedo Dalcol

A Existência de Homens em Situação de Rua na Composição da Geografia Urbana de Curitiba, Paraná Odir Taborda Correia Junior

USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UM OLHAR DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ESTADO DO PARANÁ Núbia Aline Lutke

O IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Nicoly Slobodzian do Vale

História e Educação ambiental no contexto dos sistemas tradicionais de produção de Erva - Mate Murilo Carlos Siqueira

TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DIGITAIS EM CENA COM A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARANAENSES Mateus Orloski de Andrade

Os benefícios da Contação de Histórias para os idosos da UATI Mariléia Voichcoski

O ENSINO REMOTO NA EJA E OS DESAFIOS DE SEUS ALUNOS Maria Cristina Palhano Gelkie

Utilização da técnica "bola de neve" para a seleção de participantes de pesquisas em Educação Maisa Caminski Antunes

A GEOGRAFIA DA ELABORAÇÃO DE PLANOS DIRETORES NO ESTADO DO PARANÁ Luká Ariel Ciunek dos Santos

Relação campo cidade nos campos gerais: As políticas públicas no contexto da agroecologia nos municípios de Ponta Grossa e Castro, nos Campos Gerais paranaense Luis Fernando Supanik Junior

Charlotte Perkins Gillman, The Profet of Women: uma tese feminina sobre a evolução humana em fins do século XIX Luana de Almeida Santos

NARRATIVAS DE SI: SER ESTUDANTE UNIVERSITÁRIA E MÃE Leticia Kossatz Correia

A OFERTA EDUCACIONAL PARA O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATÉGIAS E DIFICULDADES Laura Rodrigues Kampa

A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO PARANÁ SOBRE A OU NÃO PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS REMOTAS Karine Moreira dos Santos

O uso da música como forma de aprender história: uma análise teórica e estatística Karine de Fatima Almeida

O ensino remoto emergencial na Educação Superior Pública brasileira: principais enfoques das produções na área da Educação Julio Cesar Rodrigues

EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO NOTURNO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VISÃO DOS ALUNOS Juliane Aparecida Zambao Ignacio

Metodologias para uma aprendizagem ativa da matemática na infância Juliana Santos de Oliveira

O ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO: OS DESAFIOS DE AUXILIARES DE INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA DA UEPG Jessica da Cunha

O ESPORTE COMO ELEMENTO INTEGRADOR DA CULTURA DE PAZ NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Isabele de Cassia da Cruz Kapp

Por uma história dos trabalhadores industriais: referências e análises socioeconômicas e a construção da memória social (Ponta Grossa/PR, 1990-2020) Iago Oliveira Costa

Estabelecimentos rurais produtores agroecológicos nos municípios de Ponta Grossa e Castro, nos Campos Gerais paranaense: caracterização e territorialização Hueinen Zdepski Machado

Entre Imagens e Textos: A produção discursiva e a circulação de jornais estudantis no Paraná durante o Estado Novo (1941) Gabriele Alessandra Lima Pedroso

A produção científica geográfica sobre sexualidades juvenis Gabriel Moura Martinez

Pós-guerra e Memória: O posicionamento anti-guerra dos filmes de Hayao Miyazaki e Isao Takahata no Studio Ghibli Gabriel Lacerda de Souza

Consolidação do Sindicato dos Metalúrgicos de Pont a Grossa/PR: A ação e importância do Sindicato para os trabalhadores organizados entre 1993 2000 Francisco Luiz Scremin

AS PESQUISAS SOBRE A ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO BRASIL APÓS A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Fernanda Lacerda de Freitas

A Revista Clube Curitibano e o papel dos colaboradores: Júlio Davi Perneta, Leôncio Correia, Manuel Azevedo da Silva Neto e Antônio Braga (1890-1912) Fernanda Almeida Simao

Genocídio, memória e cinema: o papel da narrativa identitária na obra Ararat (2002) em meio ao negacionismo turco Felipe Lomba Ferreira

A produção científica geográfica sobre as juventudes urbanas entre 1990-2000 Felipe Eduardo Melo dos Santos

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A EXPANSÃO DO ENSINO PÚBLICO NA PRIMEIRA REPÚBLICA Fabiana Aparecida Bueno do Amaral

Quilombo Palmital dos Pretos: a devoção católica popular e seus ritos tradicionais Evanira Fatima de Freitas da Luz

GÊNERO, DOCÊNCIA E MEMÓRIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DE HISTÓRIA ORAL Daniele Pereira da Silva

CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS: ANÁLISE DOS PROJETOS E AÇÕES PARA A PAZ EM ESCOLAS PÚBLICAS DO PARANÁ Daniela da Silva Taverni

REPRESENTAÇÕES DO JORNAL DA MANHÃ SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS PROFESSORAS NA GREVE DE 1988 NO PARANÁ Caroline Machado de Lara

REPRESENTAÇÕES SOBRE O OUTRO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO PARANÁ DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Camille Santos Ribas

Congresso Brasileiro de Alfabetização: abordagens e tendências Camila Martins de Souza

Raça e Gênero: a condição da mulheridade negra na obra No seu pescoço (2009) de Chimamanda Ngozi Adichie Bruna Goncalves Ferreira

MATERNIDADE, GÊNERO E LUTA: MEMÓRIAS DA MATERNIDADE PROFESSORAL SOBRE A GREVE DOCENTE DE 1988 Bruna Figueiredo de A Durante

PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA SOBRE A ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL Beatriz Ferreira

Interesse dos Jovens na História da América Latina em meio à pandemia Ariana Belen Fuentes

CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE À DESMISTIFICAÇÃO DO NEGACIONISMO E DAS NECROPOLÍTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Andre Daniel Vellozo

Back