3º Painel sobre Autismo – Conscientização e Aceitação do Autismo no Ensino Superior
O mês de abril é considerado o mês mundial da conscientização do Autismo. Pensando nisso, no dia 28/04 faremos o 3° Painel sobre o Autismo na UEPG, com o tema Conscientização e Aceitação do Autismo no Ensino Superior.
O Painel está sendo organizado pelo Coletivo para Pessoas com Deficiência (CPcD) e pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis-PRAE da Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidades-DAAD, dando prosseguimento ao evento que acontece desde 2019.
O evento contará com as falas de profissionais da área de educação e saúde especialistas em educação inclusiva no ensino superior e diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos relatos de acadêmicos e professores autistas da instituição. Além da conscientização sobre o TEA, é preciso promover a sua aceitação, para que toda pessoa autista seja compreendida e incluída como parte da experiência e neurodiversidade humana, propondo que a sociedade abra espaços para elas oferecendo o suporte necessário em todas as áreas de sua vida.
CRONOGRAMA:
15:30 - Acadêmico de Medicina, Guilherme Augusto da Rocha- Abertura do evento e relato de experiência como acadêmico autista da UEPG e membro fundador do Coletivo para Pessoas com Deficiência (CPcD)
15: 45 - Psicóloga da PRAE Bruna Catapan - Acompanhamento psicológico dos acadêmicos PcDs da UEPG
16:00 - Pedagoga da PRAE Iomara Favoreto - Acompanhamento pedagógico dos acadêmicos PcDs da UEPG
16:15 - Prof° Dr° Daniel Gomes- Literatura e neurodivergência
16:30 - Pesquisadora bolsista NEADE/TEA UEPG, Luah Kugler - Apresentação do projeto Núcleo de estudos, pesquisas e ações frente à diversidade: um olhar para o TEA (NEADE/TEA)
16:45 - Acadêmico de Letras Eduardo Espíndola Campos- relato de experiência como acadêmico autista da UEPG e membro fundador do Coletivo para Pessoas com Deficiência (CPcD)
17:00 - Terapeuta Ocupacional Ione de Fátima Costa - experiência terapêutica com jovens autistas