Cronograma

17/09/2019

09:00

Recepção do I Encontro de Pós Graduação em Química do Paraná

Auditório PDE
10:00

Sessão coordenada: Encontro da Pós Graduação

PDE
10:00

Quem somos nós e por fazemos o que fazemos?

Ministrante(s)
Prof. Rodolfo Oliveira (Senai-Ponta Grossa)
Hall Tecnológico
11:00

Empreendedorismo que Transforma

Ministrante(s)
Valdete Noveli Rhoden - Sebrae Curitiba
Hall Tecnológico
13:30

Sessão coordenada: Encontro da Pós Graduação

PDE
13:30

1° Desafio Tecnológico em Química

O I Desafio Tecnológico é uma realização conjunta entre a organização do XI SIMPOQUIM e Chimera Júnior. A ação tem como objetivo aproximar os acadêmicos do curso de Química Tecnológica e as indústrias da região, por em prática os conceitos vistos ao longo do curso e vivenciar o papel do químico na sociedade. As entidades parceiras enviarão problemas relacionados à química, os quais serão lançados para as equipes e as mesmas deverão apresentar propostas para solucioná-los.

Hall tecnológico
19:30

Materiais multifuncionais e amigos do ambiente

Ministrante(s)
Prof. Dr. Fernando Galembeck (IQ UNICAMP)
Auditório PDE
20:30

Momento cultural: Ciência na Lua

Auditório PDE

18/09/2019

08:30

I Contém Química

O “I Contém Química” é uma realização conjunta entre a organização do XI SIMPOQUIM e o Colegiado de Licenciatura em Química. A ação tem como objetivos: aproximar os acadêmicos da comunidade escolar; estimular o estudo e a criatividade; promover a comunicação e a divulgação da ciência por meio de mostras científicas e; fortalecer a formação docente. A atividade contará com a participação de alunos e professores do ensino médio da rede pública de ensino em mostras científicas desenvolvidas pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da UEPG.

Centro de Convivências
09:00

Sessão coordenada: Encontro da Pós Graduação

PDE
14:00

Planejamento e Otimização de Experimentos

Porque métodos univariados (convencionais) de otimização não funcionam? As vantagens de usar método multivariados. Como o número de ensaios pode ser minimizado com planejamentos multivariados e ainda obter resultados mais precisos do que aqueles provenientes de métodos univariados. Medidas de interações entre fatores. Planejamentos fatoriais com dois níveis para aplicações no laboratório e planta pilota. Exemplos de fatoriais com três e quatro fatores. Graficos de probabilidade acumulada. Planejamentos adequados para obter superfícies de resposta. Os planejamentos composto central, Box-Behnken e Doelhert serão discutidos. A otimização simultânea de varias propriedades de um produto. Otimização de densidade aparente, força de equilibrio e tempo de retenção em ambiente industrial variando os fatores de fluxo de solução reticulado e quantidade de agua em solução de poliol. O método de função de desejabilidade de Derringer e Suich aplicado a otimizaçào de quatro parametros mecanicos variando três fatores quimicos para um produto de borracha para pneus. Duração: 4 horas

Ministrante(s)
Prof. Dr. Roy Edward Bruns (IQ- UNICAMP)
PDE
14:00

Sessão coordenada: Encontro da Pós Graduação

PDE
14:00

Aprendendo sobre cosméticos para banho

Com o objetivo de limpar, higienizar e perfumar, os cosméticos para banho são usados desde a antiguidade até a atualidade. A função de limpeza é exercida por diversas substâncias químicas congregadas em uma formulação em quantidades e funções específicas. Nesse minicurso serão abordados os principais componentes utilizados em xampus, condicionadores, sabonetes líquidos e em barra, dentre outros, bem como conceitos básicos para o entendimento e formulação de tais produtos cosméticos. Em aula prática serão fabricados produtos cosméticos para banho para melhor compreensão da ciência e técnica concernentes a essa área. Duração: 4 horas

Ministrante(s)
Profa Dra Patrícia Mazureki Campos (DEFAR-UEPG)
Bloco M
14:00

Técnicas de caracterização de materiais

Fundamentos teórico-práticos das principais técnicas utilizadas para caracterização de materiais, incluindo, difratometria de raios X, fluorescência de raios X, microscopias eletrônicas de varredura e de transmissão, determinação de área superficial e porosidade, entre outras. Duração: 4 horas

Ministrante(s)
Prof. Dr. Eder Carlos Ferreira de Souza (DEQUIM- UEPG)
PDE
19:00

Transposição didática: uma análise sobre o saber a ensinar, em livros didáticos

Acreditamos que o processo de construção do conhecimento deve-se à interação dos alunos com o saber, mediados pelo professor. Consequentemente, o envolvimento do professor, a maneira como conduz esse processo de transposição didática são de suma importância para que se efetive o processo de ensino e aprendizagem. A Transposição Didática é um instrumento eficiente para analisar o processo por meio do qual o saber produzido pelos cientistas (o Saber Sábio) se transforma naquele que está contido nos programas e livros didáticos (o Saber a Ensinar) e, principalmente, naquele que realmente aparece nas salas de aula (o Saber Ensinado). Propomos neste minicurso entender como o saber a ensinar se faz presente nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. Visto que, a Transposição Didática integra o saber docente, ao permitir questionar os saberes sábios e sua descontextualização, avaliar o saber a ensinar de forma crítica e, por fim, dar identidade ao saber ensinado. Duração: 3 horas

Ministrante(s)
Profa Dra Jussany Moreira Barros (NRE-Pato Branco)
PDE

19/09/2019

08:30

Sessão coordenada: Físico Química

PDE
08:30

Sessão coordenada: Bioquímica

PDE
08:30

Sessão coordenada: Química Analítica

PDE
14:00

Nanotubos de PEDOT sintetizados eletroquimicamente: Aproveitando a energia da eletrocatálise de micropoluentes em um supercapacitor de alto desempenho

Ministrante(s)
Prof. Dr. Márcio Eduardo Vidotti Miyata (DQ-UFPR)
Auditório PDE
15:40

MESA REDONDA: A inovação tecnológica para a sustentabilidade e desenvolvimento social

Em um mundo cada vez mais competitivo, as inovações tecnológicas alcançam patamares nunca sonhados na história. Entretanto, até onde nossa consciência nos deixa seguir em frente sem olhar para trás? É possível usar nosso conhecimento científico em busca de iniciativas tecnológicas para reduzir ou prevenir impactos ambientais? Como podemos alcançar o equilíbrio entre os anseios econômicos e a responsabilidade socio-ambiental? Diante disso, será discutida a interface entre a inovação tecnológica e a responsabilidade com o planeta com o objetivo de fazer com que esses pontos sejam sempre considerados nas tomadas de decisões e propostas de novos projetos científicos e tecnológicos.

Ministrante(s)
Mediadora: Profa. Dra. Elizabeth Weinhardt de Oliveira Scheffer (DEQUIM-UEPG) Partipantes: Prof. Dr. Sandro Xavier (DEQUIM- UEPG) Profa. Dra. Juliana Kloss (UTFPR-Curitiba) Prof. Dr. Luiz Alexandre G. Cunha (IESOL-UEPG)
Auditório PDE
19:00

Comunicação da ciência no contexto midiático

Ministrante(s)
Prof. Marcos Filipi Zandonai
Auditório PDE
20:00

Sessão coordenada: Ensino de Química

Auditório PDE

20/09/2019

08:30

Sessão coordenada: Química Orgânica

PDE
08:30

Sessão coordenada: Química Inorgânica

PDE
14:00

O Papel do Cientista na Sociedade

Ministrante(s)
Prof. Dr. Marcelo Takeshi Yamashita (UNESP-SP)
Auditório PDE
15:15

Projeto de Inovação em Baterias - Projeto Consórcio com 11 empresas

Ministrante(s)
Prof. Dr. Marcos Antonio Coelho Berton (Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica- Curitiba)
Auditório PDE