Cronograma

23/09/2019

19:00
às
21:00

Palestra de Abertura: O conhecimento gerado pela mineração de dados na internet

A internet possibilita a coleta de informações que podem ser utilizadas para análise. Dentre as várias técnicas que existem, destaca-se a de web scraping, que possibilita a extração de dados disponíveis na internet. Serão apresentadas metodologias de coletas, apresentação de teorias de análise e exemplos de aplicação, bem como possibilidades geradas com essa nova era da informação.

Ministrante(s)
Profº Crysttian Arantes Paixão (UFSC)
Auditório do PDE

24/09/2019

14:00
às
17:00

Mesa Redonda: BNCC - Impactos e desafios na formação de professores de matemática e no contexto educacional

Ministrante(s)
Profª Ana Pereira (UEPG)
Auditório do PDE
14:00
às
17:00

Digitando textos com LaTex

Ministrante(s)
Profº Jocemar de Quadros Chagas (UEPG)
Laboratório de Informática - Bloco L
18:45
às
20:45

Exposição Matemática

Ministrante(s)
Professoras Luiza Takako Matumoto e Margarete A. dos Santos do DEMAT - UEPG
Bloco PDE
19:00
às
22:00

É pra demonstrar? Que absurdo!

Ministrante(s)
Profº Jocemar de Quadros Chagas (UEPG)
Sala 6 - PDE
19:00
às
22:00

Reflexões sobre reflexões e outras simetrias

Neste minicurso faremos uma reflexão sobre o conceito de simetrias em teorias físicas. Abordaremos algumas classificações de simetrias, como discretas e contínuas, espaço-temporais e internas, locais e globais, Abelianas e não Abelianas, juntamente com exemplos abundantes. Veremos, também, a importante relação entre simetrias e quantidades conservadas graças ao teorema de Noether. Estudaremos brevemente um mecanismo de quebra de simetria e algumas de suas distintas aplicações, que vão desde a supercondutividade à geração de massas em campos elementares. Em todo o minicurso a descrição matemática das simetrias via grupos, isto é, grupos finitos para simetrias discretas e grupos de Lie para simetrias contínuas, desempenhará um papel central.

Ministrante(s)
Profº Carlos Alberto Bonin (UEPG)
Sala 9 - PDE
19:00
às
22:00

Algumas possibilidades do aplicativo Scratch e da robótica educacional no ensino de Matemática

A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino tem sido um tema exaustivamente discutido no âmbito dos meios educacionais. Entretanto, há aspectos dessa utilização que ainda não têm sido contemplados de uma maneira mais abrangente. É o caso da abordagem construcionista. Essa abordagem tem por finalidade proporcionar ao estudante uma experiência mais ativa frente à tecnologia. A finalidade deste minicurso é proporcionar elementos para a discussão sobre essa temática. De modo mais específico, pretende-se trabalhar com a ferramenta de programação computacional Scratch, desenvolvida pelo Scratch Lifelong Kindergarten Group do MIT Media Lab. Além disso, serão abordados alguns aspectos relacionados à utilização da robótica educacional como ferramenta de aprendizagem de conceitos matemáticos, especialmente de Geometria e Grandezas e Medidas. O Scratch permite a criação de programas computacionais na forma de roteiros (scripts), os quais definem as ações de uma “personagem” (desenho que fará as interações) num “palco” (área da tela onde a “personagem” atua). Já o dispositivo robótico proporciona a experiência física, que introduz elementos desafiadores à situação. Primeiramente, os participantes do curso tomarão um contato inicial com a ferramenta Scratch, elaborando roteiros para a execução de ações simples pela “personagem”. Posteriormente, será proposta a elaboração de alguns roteiros com o intuito de desafiar os participantes a explicitar os invariantes operatórios mobilizados na resolução das situações-problema propostas. Em seguida, os roteiros de programação serão implementados no dispositivo robótico, no sentido de proporcionar um vislumbre da experiência física do procedimento. Como resultado, espera-se que os participantes possam refletir sobre a forma como resolvem os problemas propostos, analisando os próprios erros cometidos ao longo do processo de programação, execução, verificação dos resultados, reflexão, depuração e nova programação, repetindo-se o ciclo até que o resultado esperado seja alcançado.

Ministrante(s)
Profº Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos (Unicentro)
Laboratório de Informática - Bloco L
19:00
às
22:00

Polinômios ortogonais na reta real: propriedades e aplicações

O estudo dos polinômios ortogonais tem sido relacionado a diversos problemas na matemática, tais como nas equações diferenciais, frações continuas e estabilidade numérica. Neste minicurso provaremos algumas propriedades básicas de polinômios ortogonais, como a localização e o comportamento dos seus zeros. Também veremos as Fórmulas de Quadratura Gaussianas, onde os nós são os zeros de polinômios ortogonais. Devido a essa escolha dos nós a precisão da fórmula é a maior possível, resultado obtido por Gauss em 1812. Serão também apresentados alguns exemplos clássicos de polinômios ortogonais.

Ministrante(s)
Profº Junior Augusto Pereira (UEPG)
Sala 7 - PDE
19:00
às
22:00

TDICs no Ensino

Ministrante(s)
Profº André Vitor Chaves de Andrade (UEPG)
Sala 10 - PDE

25/09/2019

14:00
às
18:00

Comunicações Orais

Ministrante(s)
Trabalhos selecionados pela Comissão Científica do Evento.
Salas do PDE
18:45
às
20:45

Exposição Matemática

Ministrante(s)
Professoras Luiza Takako Matumoto e Margarete A. dos Santos do DEMAT - UEPG
Bloco PDE
19:00
às
21:00

Palestra: Mulheres na Matemática: Desafios e Perspectivas

No Brasil, assim como em muitos outros países, tem-se constatado a sub-representação de mulheres na área de Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CETEM). Considerando-se que a diversidade está no cerne da pesquisa e da inovação, este é um fenômeno preocupante para a ciência, em particular para a matemática. O objetivo desta palestra será levantar alguns pontos que têm sido discutidos sobre o assunto, visando compreender suas causas, desafios e possíveis iniciativas para reduzir este problema.

Ministrante(s)
Profª Nara Bobko (UTFPR)
Auditório do PDE
21:00
às
22:00

Atividade de Integração

Ministrante(s)
Professores do DEMAT - UEPG.
Auditório do PDE

26/09/2019

14:00
às
18:00

Comunicações Orais

Ministrante(s)
Trabalhos selecionados pela Comissão Científica do Evento.
Salas do PDE
14:00
às
17:00

II Torneio de Derivadas da UEPG

Ministrante(s)
Professores do DEMAT - UEPG
Bloco PDE
18:45
às
20:45

Exposição Matemática

Ministrante(s)
Professoras Luiza Takako Matumoto e Margarete A. dos Santos do DEMAT - UEPG
Bloco PDE
19:00
às
22:00

Cubo de Rubik: Explorando noções intuitivas de Análise Combinatória

Provavelmente você já tentou ou tentará montar um cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico. Existem exatamente 43.252.003.274.489.856.000 combinações diferentes possíveis para um cubo mágico e encontrar uma combinação específica desperta a curiosidade de muitas pessoas. No minicurso serão desenvolvidas noções de resolução do cubo no intuito que os participantes observem algumas propriedades do cubo de Rubik, permitindo que seja possível a compreensão do cálculo do número de combinações do cubo de Rubik utilizando noções intuitivas da Análise Combinatória.

Ministrante(s)
Profº Diego Panoncelli (IFPR)
Sala 9 - PDE
19:00
às
22:00

Caos e o Efeito Borboleta

Ministrante(s)
Profº Leonardo Pires (UEPG)
Sala 10 - PDE
19:00
às
22:00

Geometria em Movimento com o uso do software GeoGebra

Podemos perceber a geometria em movimento em diversas situações cotidianas, como nas hastes de ventiladores, automóveis, bicicletas, roda gigante entre outras. Modelar “geometria em movimento” é uma maneira de estudar geometria, pois ajuda a desenvolver os conceitos e relações geométricas nelas presentes. O objetivo deste minicurso é construir objetos em movimento com o uso da geometria dinâmica presente no software GeoGebra.

Ministrante(s)
Profª Fabiane Oliveira (UEPG) e Henrique Treml (mestrando do PPGECEM)
Laboratório de informática - Bloco L
19:00
às
22:00

Código Braile Matemático

Ministrante(s)
Profª Sani de Carvalho Rutz da Silva (UTFPR), Profª Elsa Midori Shimazaki (UEM) e Profª Lucia Virginia Mamcasz Viginheski (Faculdade Guairacá)
Sala 6 - PDE
19:00
às
22:00

Códigos: matemática aplicada à teoria da Informação

Ministrante(s)
Profº Welington Santos (Universidade Positivo)
Sala 7 - PDE

27/09/2019

09:30
às
11:30

Palestra: Algumas informações e dicas sobre o PROFMAT

Ministrante(s)
Profº Luiz Antônio Ribeiro de Santana (UFPR)
Auditório do PDE
14:00
às
18:00

Comunicações Orais

Ministrante(s)
Trabalhos selecionados pela Comissão Científica do Evento.
Salas do PDE
14:00
às
17:00

II Torneio de Derivadas da UEPG

Ministrante(s)
Professores do DEMAT - UEPG
Bloco PDE
19:00
às
21:00

Palestra de Encerramento: Tecnologia para aprender, estudar, ensinar e aplicar Matemática

Nessa palestra apresento minha perspectiva pessoal de resolução de problemas utilizando Matemática e Tecnologia. Abordo problemas de aritmética, álgebra e geometria, explorando algumas formas de resolução a partir do que é proposto em seus enunciados. Além disso, proponho investigações suscitadas pela leitura dos enunciados que vão além de suas proposições iniciais, ou seja, proponho uma forma de utilização de alguns softwares para desdobramento de problemas em outros mais complexos e generalizadores em um trabalho que se assemelha ao que é realizado com a metodologia de investigação matemática.

Ministrante(s)
Profº Sérgio Carrazedo Dantas (UNESPAR - Apucarana)
Auditório do PDE
21:00
às
22:00

Premiações e Confraternização de Encerramento

Ministrante(s)
Comissão Organizadora
Auditório do PDE