Eixos Temáticos (Simpósios Temáticos)

Segue abaixo uma breve descrição dos Eixos Temáticos ( simpósios) propostos no evento:

 

1-GÊNERO E EDUCAÇÃO

Dra. Angela Ribeiro Ferreira ( UEPG) e Ms. Janaina Jaskiu ( SEED)

Este eixo tem como objetivo discutir trabalhos de pesquisa que abordem as temáticas de gênero, infância e diversidade na educação e no ensino de História e das demais  disciplinas escolares. 

 

2-INTERFACES ENTRE HISTÓRIA, GÊNERO E SUBJETIVIDADES

Dra. Bruna Alves Lopes (PPGCS/UEPG) e  Dra. Andrea Mazurok Schactae (IFPR)

O presente simpósio temático tem como foco congregar pesquisadores e pesquisadoras das diferentes áreas do conhecimento cujas pesquisas versem sobre a interrelação entre gênero e o processo de construção das identidades (individuais e coletivas) em sua dimensão histórica e sociológica. Aceitam-se trabalhos que apresentem discussões teórico-metodológica que analisem as relações de poder, os mecanismos e ferramentas dos mais diversos grupos e sujeitos para manterem as estruturas de dominação, assim como questioná-las e transformá-las. Também serão aceitos trabalhos que enfatizem a construção social das diferenças de gênero numa perspectiva interseccional (geracional, classe, raça/etnia, deficiência).

3-MÍDIAS, GÊNERO E LINGUAGENS

Dra. Karina Janz Woitowicz ( UEPG)  Dr. Muriel Amaral ( Pós Dourando PPGJOR/UEPG)

O ST tem como proposta discutir e refletir sobre estudos e pesquisas que envolvam as temáticas que fazem relação entre gênero e mídia em suas várias manifestações: jornalismo, cinema, fotografia, publicidade, atuação profissional, dentre outras. Representações de gênero na linguagem e na produção cultural também estão contempladas neste simpósio. A intenção é de promover um ambiente propício para o debate, além de contribuir para a apreciação de pesquisas e reflexões na área dos estudos de gênero e feministas.

4- RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GÊNERO E LINGUAGENS
 
Ms. Keila de Oliveira (CETEP-UEPG) e Ms.Merylin Ricieli ( UEPG)
 
Este simpósio visa discutir trabalhos e pesquisas que versem sobre identidades sociais de raça e gênero, em várias perspectivas, incluindo formação de professores, desigualdades sociorraciais, bem como políticas afirmativas pensadas para e a partir da população negra. Além de estudos pautados na literatura, linguagem e políticas públicas, voltados para raça e gênero, dois dos principais marcadores de exclusão e discriminação na sociedade brasileira.
 

5-VIOLÊNCIAS DE GÊNERO

Dra. Maria Cristina Rauch Baranoski ( UEPG/ NUMAPE) e Ms Bruna Miranda ( Tribunal de Justiça/PR)

Violência doméstica e/ou familiar contra a mulher. Direitos humanos, mulheres e a violência. Violência de gênero. Intervenções com homens a respeito da violência de gênero. Lei Maria da Penha. Feminicídio. Políticas Públicas de enfrentamento à violência de gênero e/ou práticas de enfrentamento à violência contra a mulher.