Submissão de trabalhos - normas

Publicado em 25 de Março de 2019

REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. Comissão Científica Profª Danielle Bordin (coordenação) Profª Ana Paula Xavier Ravelli Profª Ângela de Góes Lara Cardozo Costa Profº Erildo Vicente Muller Profª Kariane Gomes Profª Lara Simone Messias Profª Lidia Dalgallo Profª Maria Dagmar da Rocha Profº Manoelito Ferreira Silva Junior Profª Pollyanna Kássia de Oliveira Borges

2. Orientações Gerais

2.1 O envio de trabalhos científicos para o evento está condicionado ao pagamento da taxa de inscrição.

2.2 Será aceita a submissão de resumos simples ou expandidos com, no MÁXIMO, 06 (seis) autores, o qual inclui o relator do trabalho, demais autores e orientador (se houver). Sublinhar o nome do relator.

2.3 É necessário que o apresentador do trabalho (relator) esteja inscrito no evento e com a inscrição paga para aceite do resumo. Caso este item não seja cumprido, o resumo será automaticamente desconsiderado para a avaliação e aprovação.

2.4 Todos os comunicados sobre o trabalho serão enviados somente ao e-mail do relator que deverá repassá-los aos demais co-autores.

2.5 Não há limite para o envio de resumos por um mesmo autor. Entretanto, cada autor poderá apresentar somente 01 (um) trabalho como relator.

2.6 Não haverá ressarcimento de valores pagos de inscrição em caso de não aprovação do resumo, desistência ou ausência no evento, sob qualquer hipótese.

3. Do envio e dos prazos

3.1 Os resumos serão enviados EXCLUSIVAMENTE através do site https://siseve.apps.uepg.br/enfermagem2019. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

3.2 A data limite e irrevogável para o envio dos resumos é até o dia 26/04 às 23h59min. Após esta data as submissões serão consideradas encerradas.

3.3 O resultado quanto aos trabalhos aceitos será divulgado dia 07/05, na página da https://siseve.apps.uepg.br/enfermagem2019 .

ATENÇÃO! Não será permitida a inclusão de novos autores e alterações na estrutura do resumo após a submissão!

4. Das regras para a confecção dos resumos

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

4.1 A seção “RESUMO SIMPLES”: - Deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, de forma estruturada, contendo: introdução, objetivos, métodos, resultados e conclusões. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português constantes no DECs relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

4.2 A seção “RESUMO EXPANDIDO”: - Deve ser elaborado em, no mínimo, duas (02) laudas e, no máximo, três (03) laudas, incluindo título, nome dos autores/titulação, palavras-chave (conforme o DECs) e referências. - O resumo deverá ser estruturado contendo os seguintes subtítulos: Introdução, Objetivo(s), Método, Resultados, Conclusões.

- Introdução: marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser descrito(s) brevemente.

- Objetivo(s): enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.

- Método: Obrigatoriamente indicar o tipo de estudo (quanti/quali, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico...). Descrever a metodologia utilizada para a seleção da população, local do estudo, período de coleta de dados, instrumentos aplicados, análise dos dados. Todos os trabalhos que envolvam estudo com seres humanos e animais (incluindo órgãos e/ou tecidos isoladamente), bem como prontuários clínicos ou resultados de exames clínicos, deverão estar de acordo com as normas para pesquisa em seres humanos e animais. Deve constar na metodologia o número de aprovação da pesquisa nos respectivos comitês de ética.

ATENÇÃO: - Serão aceitos trabalhos de pesquisa de campo, laboratoriais, com dados primários e secundários e revisões sistemáticas. - Os relatos de casos somente serão aceitos em caráter excepcional, se comprovado interesse e validade científicos, segundo o julgamento e critérios da Comissão Científica. - NÃO serão aceitos trabalhos de revisão de literatura narrativa e integrativa.

- Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar os resultados significativos de forma descritiva. Poderão ser inseridos nos resultados (se necessário) até 02 tabelas e/ ou figuras e/ou imagens que deverão ser apresentadas no corpo do texto em arquivos no formato jpg, com no mínimo 300dpi.

- Conclusão: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos. Não repetir resultados!

- Referências: Na seção referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto (no máximo 10), conforme preconizam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

5. Formatação dos resumos simples e expandidos

5.1 O resumo deverá ser redigido na ortografia oficial, conforme as normas da ABNT e digitado no formato de um dos modelos abaixo Modelo de Resumo Simples Modelo de Resumo Expandido 5.2 Inserir UM dos eixos temáticos abaixo relacionados ao resumo.

Eixos temáticos:

1. Atenção à Saúde Pública

2. Cuidado em saúde e enfermagem

3. Educar e Pesquisar em saúde e enfermagem

4. Gestão, tecnologias e inovações na saúde e enfermagem

5.3 O título do resumo deve ser em letras maiúsculas, centralizado, negrito com o máximo de 16 palavras.

5.4 Abaixo do título (do lado direito) deverão constar os nomes completos dos autores, sublinhando-se o nome do relator. Colocar a titulação, CPF e e-mail de todos os autores no rodapé da página, conforme numeração.

5.5 Abaixo do nome dos autores, em modo justificado, deve aparecer o resumo.

5.6 Abaixo do resumo, em modo justificado, deve ser incluída a expressão “Palavras-chave:” seguida de, no mínimo, três e, no máximo, cinco expressões em português constantes no DECs (http://decs.bvs.br/) relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

6. Da aprovação e seleção dos resumos:

Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados quanto:

- relevância da temática do trabalho para o tema do evento;

- clareza, coerência e concisão;

- encadeamento lógico entre os tópicos do resumo;

- originalidade, método, resultados e conclusões.

RESUMOS QUE NÃO CUMPRAM COM AS EXIGÊNCIAS DESCRITAS ACIMA NÃO SERÃO ACEITOS.

7. Das apresentações:

7.1 Os quatro melhores trabalhos serão apresentados oralmente, sendo agrupadas de acordo com a área temática. Para a apresentação oral o relator deve preparar o material em arquivo com extensão ppt/pptx (para Power Point), por meio de multimídia (datashow), com duração de 10 minutos.

7.2 As demais apresentações deverão ser feitas em formato de eposter (formato eletrônico), seguindo o modelo do evento. Cada relator terá 5 minutos para apresentação.

7.2.1 O modelo de apresentação do eposter será disponibilizado na página até a data de divulgação dos trabalhos aprovados.

8. Outras disposições:

8.1 A Comissão Científica do evento selecionará o melhor trabalho de cada eixo temático o qual receberá um certificado adicional de menção honrosa.

8.2 Os certificados dos trabalhos apresentados serão disponibilizados no site da Proex.