REGULAMENTO DO 2º EAEX E 17º CONEX

 REGULAMENTO DO 2º EAEX E 17º CONEX 

 

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os trabalhos deverão ser originais, não apresentados em edições anteriores do CONEX e que tenham como base atividades de extensão, concluídas ou em andamento.

Os trabalhos deverão estar em conformidade com as áreas temáticas referendadas no Plano Nacional de Extensão (PNE): Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

Poderão ser inscritos trabalhos decorrentes de uma mesma atividade extensionista, desde que, se configurem como ações distintas e/ou complementares. Neste caso, deverão ser inscritos separadamente, com título e conteúdo diferentes, mediante pagamento das taxas de inscrições para cada apresentação.

Não serão permitidas apresentações – em qualquer das modalidades – por pessoa que não esteja compondo a relação de autores apontada na inscrição.

Serão escolhidos, por banca examinadora, 4 trabalhos destaques que serão enunciados e premiados ao final das apresentações.

 

2.  INSCRIÇÕES

A efetivação da inscrição ocorrerá após a compensação do pagamento do boleto bancário.

O valor pago não será ressarcido em hipótese alguma, em virtude de aspectos técnicos e financeiros.

Cada inscrito (ouvinte e ouvinte/apresentador) poderá participar de apenas uma oficina.

Para inscrição on-line do trabalho o número máximo de inscritos será de 01 (um) autor principal e de 3 (três) co-autores. O autor principal será obrigatoriamente o apresentador.

Cada inscrição como apresentador dará direito a 01 (um) kit de participação.

 

2.1. ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Poderão solicitar isenção da taxa de inscrição os acadêmicos não bolsistas e com cadastro de ficha socioeconômica aprovado na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Para tanto, deverão realizar a inscrição on-line, preenchendo o cadastro com informações pessoais, selecionar o tipo de inscrição (ouvinte ou ouvinte/apresentador) e enviar pelo e-mail conexuepg@gmail.com a declaração com parecer da PRAE e o CPF até o dia 03/07/2019.

Poderão também solicitar isenção da taxa de inscrição agentes universitários da UEPG. Para tanto, deverão realizar a inscrição on-line, preenchendo o cadastro com informações pessoais, selecionar o tipo de inscrição (ouvinte) e enviar pelo e-mail conexuepg@gmail.com a carteirinha funcional e o CPF até dia 03/07/2019.

 

3. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Apresentação ORAL - Modalidade A - projeto, curso, evento ou pesquisas oriundas da extensão universitária.

Esta modalidade tem o propósito de apresentar e socializar informações sobre a prática extensionista ou pesquisa advinda da extensão universitária, bem como seus objetivos, metodologia, público-alvo, equipe de execução, local de realização, e demais considerações pertinentes que possibilitem o conhecimento e a troca de experiências.

Apresentação ORAL - Modalidade B - produto.

Nesta modalidade os extensionistas poderão apresentar os materiais gerados a partir de uma atividade de extensão, processados por meio de diversos instrumentos, tais como: manual, cartilha, livro, revista (interativa ou não), kits, materiais manipulativos, apostilas, maquetes, páginas web, vídeos, jogos, dentre outros.

 

4. SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

4.1. NORMAS GERAIS

O trabalho, no formato de resumo expandido, deverá ser submetido de forma on-line no site oficial do evento, através do item “Trabalhos” ou no ato da inscrição. Somente serão aceitos arquivos em formato PDF.

O coordenador(a), supervisor(a) ou orientador(a) vinculado(a) à ação extensionista (programa, projeto, curso, evento ou pesquisas oriundas da extensão universitária) obrigatoriamente deverá fazer parte da composição de autores (autor principal ou co-autor).

O trabalho obrigatoriamente deverá atender os requisitos do item 4.3 “Normas Específicas do Resumo Expandido”, e fazer uso do modelo de trabalho conforme modalidade correspondente.

Os modelos de trabalhos estão disponíveis em página própria no site do evento.

A data limite para submissão dos trabalhos no sistema será impreterivelmente 03/07/2019 às 23h59min.

Não serão alterados (retirados ou acrescentados) nomes de autores após o envio do trabalho no sistema.

O trabalho (resumo expandido) submetido será avaliado por uma Comissão Científica e poderá ser passível de devolução aos autores para que atendam sugestões de alterações ou correções. Assim, após receber as orientações, os autores terão até 48 horas para reenvio do trabalho alterado. Caso o prazo estipulado não seja cumprido, o trabalho será automaticamente recusado.

O responsável pela inscrição receberá a resposta do aceite ou recusa do trabalho através do endereço de e-mail informado no preenchimento do formulário de inscrição.

Somente serão publicados nos Anais do evento os trabalhos aprovados pela Comissão Científica.

 

4.2. APRESENTAÇÃO

No dia designado para a apresentação, cada apresentador(a) terá o tempo de 8 (oito) minutos para compartilhar seu trabalho de extensão. As apresentações (modalidade A e B) serão realizadas em formato coletivo e interativo; nesse sentido o apresentador deverá estar munido de:

 Imagens impressas (mínimo 1 e máximo 3 imagens) em tamanho A4, coloridas e de boa resolução. Caso o trabalho tenha resultado em um produto (vídeo, cartilha, jogo, etc.), o apresentador poderá optar por levá-lo para demonstração.

Obs: Essas imagens deverão ser representativas do trabalho de extensão e servirão de apoio para a apresentação. Este recurso metodológico será considerado de caráter obrigatório, devendo ser utilizado pelo apresentador(a) durante o compartilhamento de sua ação extensionista. NÃO serão aceitos: power pointdata show, banner, painel, cartaz, etc.

 

• Roteiro de apresentação do trabalho, conforme modelo.

1) Tema (qual o tema de sua ação extensionista e sua abrangência: local, público envolvido, profissionais, etc.)

2) Descobertas (a partir dos objetivos propostos, quais foram suas descobertas neste percurso?)

3) Aprendizados (quais aprendizados marcaram seu trabalho enquanto extensionista e enquanto indivíduo?)

4) Próximos passos (o que planeja realizar a partir da finalização deste trabalho? Quais aprimoramentos que já reconhece como necessários?)

As sessões de apresentações serão conduzidas por um(a) facilitador(a) indicado(a) pela Coordenação do Evento.

Importante: Os apresentadores(as) deverão obrigatoriamente permanecer no evento durante todo o período (manhã ou tarde) em que será inscrito.

 

4.3. NORMAS ESPECÍFICAS DO RESUMO EXPANDIDO

Poderão ser inseridos no trabalho até 03 (três) tabelas, figuras e/ou imagens que deverão ser apresentadas no corpo do texto em arquivos no formato jpg, com no mínimo 300dpi.

 

Apresentação ORAL - Modalidade A - programas, projetos, ações, atividades e pesquisas advindas da extensão universitária.

  • Área Temática.
  • Título do trabalho

(fonte Times New Roman 12, centralizado, negrito e em letras maiúsculas).

  • Autores

(com e-mail e identificação - acadêmico, coordenador, supervisor, orientador...)

  • Resumo

(fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e alinhamento justificado, com frases pouco extensas com verbos na 3ª pessoa do singular ou plural, deve conter no mínimo 100 e no máximo 200 palavras que explanem sobre as características do programa ou projeto de extensão)

  • Palavras-chave

(de 03 (três) a 04 (quatro) palavras que identifiquem o trabalho, separadas por ponto final)

  • Nome do programa ou projeto

Nome completo do programa ou projeto ao qual o trabalho está relacionado.

  • Projetos vinculados

Listar projetos vinculados ao programa.

Observação: Este item é específico para programas.

  • Público-alvo

Descrever a quem são destinas as ações extensionistas do programa ou projeto.

  • Municípios Atingidos

Listar os municípios atingidos através das ações extensionistas do programa ou projeto.

  • Local de execução

Citar em que lugar(es) as ações extensionistas do programa ou projeto são executadas.

  • Justificativa

Deve conter a motivação do programa ou projeto, a razão de sua existência, quais são suas potencialidades, que solução propõe para determinado problema.

  • Objetivos

Nos objetivos deve conter os principais propósitos e metas do programa ou projeto, o seja, o que se pretende alcançar com sua realização.

  • Metodologia

Na metodologia deve conter a descrição detalhada de quais procedimentos são/foram utilizados para alcançar os objetivos do programa ou projeto.

  • Resultados

Apresentar e analisar os resultados parciais ou finais obtidos através do desenvolvimento do produto,  indicar causas e efeitos, e sua relação com o conhecimento já disponível.

  • Foto(s)

Na modalidade A -“Apresentação de programas, projetos, ações, atividades e pesquisas advindas da extensão universitária” é facultativo inserção de foto ou imagem (apenas 01).

  • Considerações Finais

Pode se configurar em uma síntese ou conter informações adicionais como: a visão da equipe sobre o trabalho realizado, as motivações e os desafios encontrados, a contribuição do programa ou projeto para o público-alvo, expectativas para o futuro.

  • Apoio

Obrigatório no caso de contar com órgãos financiadores.

  • Referências

Deve conter a listagem das obras mencionadas no corpo do texto, conforme preconizam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Apresentação ORAL - Modalidade B - produto.

  • Área Temática.
  • Título do trabalho

(fonte Times New Roman 12, centralizado, negrito e em letras maiúsculas).

  • Autores

(com e-mail e identificação - acadêmico, coordenador, supervisor, orientador...)

  • Resumo

(fonte Times New Roman 10, espaçamento simples e alinhamento justificado, com frases pouco extensas com verbos na 3ª pessoa do singular ou plural, deve conter no mínimo 100 e no máximo 200 palavras que explanem sobre as características do programa ou projeto de extensão)

  • Palavras-chave

(de 03 (três) a 04 (quatro) palavras que identifiquem o trabalho, separadas por ponto final)

  • Nome do programa ou projeto

Nome completo do programa ou projeto ao qual o trabalho está relacionado.

  • Projetos vinculados

Listar projetos vinculados ao programa.

Observação: Este item é específico para programas.

  • Público-alvo

Descrever a quem é destinado o desenvolvimento do produto.

  • Justificativa

Deve conter o que motivou o desenvolvimento do produto, a razão de sua existência, quais são suas potencialidades, que solução propõe para determinado problema.

  • Objetivos

Deve conter os principais propósitos e metas do produto, ou seja, o que se pretendeu alcançar com a produção.

  • Metodologia

Na metodologia deve conter a descrição detalhada de como o produto foi elaborado, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados.

  • Resultados

Apresentar e analisar os resultados parciais ou finais obtidos através do desenvolvimento do produto, indicar causas e efeitos, e sua relação com o conhecimento já disponível.

  • Foto(s)

Na modalidade B - “Apresentação de produto” é obrigatório anexar ao menos uma foto, imagem ou figura do produto.

  • Considerações Finais

Pode se configurar em uma síntese ou conter informações adicionais como: a visão da equipe sobre o produto, as motivações e os desafios encontrados, a contribuição do produto para o público-alvo, expectativas para o futuro.

  • Apoio

Obrigatório no caso de contar com órgãos financiadores.

  • Referências

Deve conter a listagem das obras mencionadas no corpo do texto, conforme preconizam as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).