Oficinas - 2° EAEX e 17º CONEX

Publicado em 13 de Junho de 2019

Oficina A – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS

Dia 14/08/19 – 9.00 – 12.00h

A oficina contará com uma apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, indicadores, exemplos de projetos e dinâmica para definição de plano de ação. Os ODS constituem uma ambiciosa lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030, de acordo com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Público-alvo: Docentes, acadêmicos, agentes universitários, população em geral.

Vagas: 30

Realizador: SESI-PR

Facilitador: Aline Calefi Lima – Jornalista, especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC Paraná, especialista em Pensamento Político Brasileiro pela Universidade Federal de Santa Maria e consultora no SESI Paraná.

 

Oficina B - ECONOMIA SOLIDÁRIA E TECNOLOGIA SOCIAL

Dia 14/08/19 – 14.00 – 17.00h

A oficina visa apresentar e discutir sobre os conceitos fundamentais de Economia Solidária e de Tecnologia Social, bem como dos exemplos de sua prática concreta, sobretudo no campo de atuação do programa de extensão “Incubadora de Empreendimentos Solidários” da Universidade Estadual de Ponta Grossa - IESol/UEPG. Esta temática permite uma interação com a comunidade na resolução de efetivos problemas, unindo ensino, pesquisa e extensão em benefício da sociedade.

Público-alvo: Docentes, acadêmicos, agentes universitários, população em geral.

Vagas: 30

Realizador: IESOL

Facilitadores: Manuela Salau Brasil - Doutora em Sociologia pela UFPR, técnica da IESol/UEPG. e Luiza Lourenço Nunes Benck - Estagiária da IESol/UEPG, acadêmica de Serviço Social.

 

Oficina C - Valorização dos talentos coletivos para a Inovação Social

Dia 15/08/19 – 9.00 – 12.00h

A oficina visa potencializar habilidades amplas para a descoberta do poder do trabalho coletivo, por meio do conceito de inovação social, valorizando talentos locais. 

Público-alvo: Docentes, acadêmicos, agentes universitários, população em geral.

Vagas: 45

Realizador: Instituto Nhandecy

Facilitador: Luan Valloto estudou Design de Moda (UTFPR), é especialista em Moda e Gestão (SENAI) e em Ecodesign (DESIGN AO VIVO), e mestre em Gestão Ambiental (UNIVERSIDADE POSITIVO). Seus projetos e inspirações estão ramificados em sustentabilidade, slowfashion, ecodesign, natureza regional, inovação social, valorização do território, técnicas manuais, comunidades tradicionais, fibras e tingimentos naturais tendo em vista o vestir no mundo globalizado contemporâneo.

 

Oficina D - Comunicação Não-Violenta - Co criando espaços de Diálogo
Dia 15/08/19 – 14.00 – 17.00h

A oficina irá apresentar a comunicação não-violenta como uma possibilidade de transição do paradigma da comunicação defensiva para o paradigma da Comunicação Não-Violenta, que tem como princípio a compaixão a conexão. Comunicação Não-Violenta é uma abordagem desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg. Há mais de 50 anos vem sendo usada ao redor do mundo para promover a competência relacional e a resiliência emocional necessárias para nutrir e restaurar as conexões humanas, resgatando o poder do diálogo e da empatia, mesmo perante comportamentos e situações desafiadoras.

Público-alvo: Docentes, acadêmicos, agentes universitários, população em geral.

Vagas: 50

Realizador: Instituto Nhandecy

Facilitador: DÉBORA ROCHA - É arquiteta urbanista pela PUCPR, especialista em "Cidade, Meio Ambiente e Políticas Públicas" (UFPR), "Democracia participativa, república e movimentos sociais" (UFMG), e Docência no Ensino Superior (Faculdade Campo Real), e master em "Eco-polis: políticas territoriais e ambientais para a sustentabilidade e o desenvolvimento local" (Universidade de Ferrara - Unife). Atualmente é professora substituta no curso de arquitetura e Urbanismo, na Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), mestranda em Políticas Públicas na Universidade Federal do Paraná.